História

História do Município de Dourados. Segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Dourados

Antes da colonização do homem branco o município de Dourados era habitado pelas tribos Terena e Kaiwa cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil.

Fundada em 10 de maio de 1.861, a Colônia Militar de Dourados, sob o comando de Antônio João Ribeiro, tornou-se lendária devido a invasão paraguaia.

No final do século XIX vieram para Mato Grosso, algumas famílias originárias dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo em busca de novas terras no oeste do país.

Dado o acentuado progresso verificado na região e pelas notícias sobre a fertilidade da terra, aluíram novos colonizadores em demanda da exploração dos extensos ervais nativos impulsionado pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924, destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914.

Entre os colonizadores, se destacava Marcelino Pires, que se dedicou com maior intensidade à criação de gado, ocupando vastíssima área de terras, onde se localiza atualmente a cidade de Dourados.

Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados.

A Colônia Nacional Agrícola de Dourados, criada em 1943, com uma área de 50.000 hectares, reservado em 1923 para a colonização, passou a integrar Dourados pelo Decreto de elevação à categoria de município em 1935 atraindo para a região tantas levas de imigrantes brasileiros e estrangeiros, principalmente japoneses, que se dedicaram notadamente ao cultivo de café.

A principal atividade econômica do município hoje é a agropecuária, tendo também o comércio e a indústria papel relevante neste setor. Outro papel já consolidado por nossa cidade é o de polo de prestação de serviços que hoje atende a um total de 38 municípios constituintes das regiões Grande Dourados, Conesul, Vale do Ivinhema e Fronteira. Entre os mais importantes serviços destacam-se o médico-hospitalar, com recursos tecnológicos de ponta e profissionais capacitados em todas as especialidades de ensino superior que conta atualmente com cinco instituições reunindo um contingente de mais de 18000 estudantes universitários. 

Vista aérea de Dourados. Ano: 1960.

Fonte: Acervo do Museu Municipal.

Desfile de 7 de setembro. Ano: 1955.

Fonte: Acervo do Museu Municipal.

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados além de exercer o papel de município polo do sul do Estado, possui uma localização estratégica, tanto em termos regionais como em relação aos grandes mercados consumidores nacionais e internacionais, sobretudo no que se refere aos países do Mercosul.

A cidade é servida por linhas regulares de transporte aéreo e rodoviário aos principais centros do país. E é conhecida hoje como ‘Portal do Mercosul’. Contando com um solo rico em matéria-prima, o que se traduz em produção diversificada, fatores naturalmente atraentes à instalação de um grande polo industrial.

Diante desse quadro favorável, aliado à existência de um extenso contingente de mão de obra disponível e qualificada e à aprovação recente de leis e programas de incentivos, a agroindústria vem conquistando cada vez mais intensidade, um espaço de destaque na economia local, desenhando-se no horizonte a perspectiva do município vir a tornar-se um dos mais importantes polos agroindustriais do país.