Monumentos
Conheça lugares em Dourados…
Catedral Imaculada Conceição
A construção da primeira capela de Dourados teve início em junho de 1925 e foi concluída em 8 de dezembro do mesmo ano. Foi inaugurada com uma procissão que levou a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição para a capela. A imagem foi doada pelo Major Afonso de Oliveira Mello, trazida da França.
A paróquia da Imaculada Conceição foi fundada no dia 03 de outubro de 1935, pelo bispo de Corumbá, Dom Vicente B. Maria Priante.
Localização: Praça Antônio João.
Horário de visitação: 08h às 18h.
Monumento ao colono
Uma homenagem à Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) responsável pelo desenvolvimento da cidade nas décadas de 50 e 60. Foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal pela lei nº 4.183, de 24 de maio de 2018.
As mãos saindo da terra em direção ao céu simbolizam a força do trabalhador rural, e as pequenas esferas em sua volta lembram as localidades que surgiram com a expansão da colônia. O desenvolvimento e o progresso que se registra hoje em Dourados se devem àquele fenômeno ocupacional da colônia agrícola.
Localização: Avenida Marcelino Pires.
Horário de visitação: livre
Santuário Nossa Senhora de Aparecida
Construída em 1954, as amplas instalações do santuário contemplam uma bela capela onde se encontra à réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O santuário é um local de encontro e retiros e sua infraestrutura conta com uma praça de eventos, um palco, sanitários, praça de alimentação e estacionamento para ônibus.
No dia 12 de outubro, data em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida é realizada uma grande romaria atraindo milhares de pessoas.
Localização: BR 163, Vila São Pedro.
Horário de visitação: livre.
Usina Velha
A usina começou a ser construída no ano de 1943 e foi concluída em 1949, ano em que o então senador Filinto Muller realizou sua inauguração. A usina é considerada uma espécie de símbolo do desenvolvimento para a cidade de Dourados, sendo então pioneira na geração de energia elétrica na cidade. Nos anos em que a usina funcionou, o local era ponto de lazer e diversão nas tardes de domingo para a população da cidade.
No ano de 1952 parou de funcionar definitivamente. Não conseguiu suportar a então crescente demanda local de energia.
Foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal de Dourados, conforme a Lei n° 1694 de 15 de junho de 1991.
Fechado para visitação.