Parques e Praças

Conheça lugares em Dourados…

Parque Antenor Martins

Inaugurado em 1985, o parque tem servido como sede de eventos esportivos e culturais, mostrando-se apto a oferecer uma estrutura de lazer para famílias, comunidade e visitantes.  Sua área é de 7.700 m², possuindo um grande lago onde se realizam campeonatos de pesca.

Localização: Rua José Roberto Teixeira com a rua 21, no Jardim Flórida.
Horário de visitação: 08h às 21 h.

Parque dos Ipês

Com o colorido dos Ipês, a paisagem permite um encontro com a beleza e com a vida saudável. É um ótimo lugar para caminhadas, possuindo pista de caminhada, quadra de peteca, vôlei de areia, basquete, futsal e playground.
O Parque abriga ainda o Teatro Municipal, a sede da Academia Douradense de Letras, a Secretaria de Cultura do município e a Feira Agroecológica com funcionamento nas terças-feiras.

Localização: Avenida Presidente Vargas.

Horário de visitação: 07h às 21h.

Praça Antônio Alves Duarte

A praça passou por reforma e foi reinaugurada em setembro de 2021. Nela, destaca-se o Monumento aos Heróis da Guerra do Paraguai, o monumento exibe cinco estátuas de bronze: tenente Antônio João Ribeiro, coronel Carlos de Moraes Camisão, e as alegorias da Pátria, da Espada em funeral e da História. Elas são réplicas das existentes no Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, erigido na Praia Vermelha no Rio de Janeiro.

A praça também contém a Biblioteca Central da cidade, Centro de Inovação “Tereré Hub”, Capela Ecumênica e parque infantil.

Localização: Centro.

Horário de visitação: livre.

Praça Antônio João

A Praça Antônio João Ribeiro, no início era um campo de futebol, onde aos domingos se tornava palco de jogos concorridos. Foi também o local onde começou a se formar o núcleo urbano de Dourados. Este nome foi dado à praça em forma de homenagear Antônio João Ribeiro, herói nacional na Guerra do Paraguai. É hoje local de encontro e descanso da população.

Localização: Centro.

Horário de visitação: livre.

Praça de Imigração Japonesa

Com elementos fortes da cultura oriental, símbolos e esculturas, a rua Toshinobu Katayama é um pedaço do Japão no centro de Dourados. A praça foi inaugurada em junho de 2008, mês da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, há cem anos. E resgata a arquitetura japonesa e as plantas que ornamentam o espaço dão um “ar” oriental ao “pedaço”.

Localização: Rua Toshinobu Katayama esquina com Weimar Gonçalves Torres.

Horário de visitação: livre.

Praça da República do Paraguai (Praça Paraguaia)

A Praça da República do Paraguai de Dourados foi criada para homenagear a comunidade de imigrantes paraguaios e seus descendentes nesta cidade, local em que essa comunidade pode estabelecer um elo de vida e de identificação.
A inauguração da praça ocorreu em 1998 contando com a presença do ex-presidente da República do Paraguai Juan Carlos Wasmosy, que trouxe consigo a imagem da virgem de Caacupé e a bandeira de seu país.

Localização: Rua Independência, Jardim Itália.

Horário de visitação: livre.